22 Setembro de 2023
A Seleção Nacional Feminina de Futebol venceu, esta sexta-feira, a Libéria por 3-0, em jogo que abriu a primeira eliminatória de qualificação para a Copa Africana das Nações, Marrocos 2024.
A jogar em casa, no Estádio Nacional, Cabo Verde entrou forte e tinha em Evy Pereira a jogadora mais perigosa. Passava pela extremo santiaguense grande parte da manobra ofensiva da equipa nacional. E foi ela quem acabaria por fazer a assistência para a ponta-de-lança Vá inaugurar o marcador. Desvio oportuno depois de bela assistência da Evy.
Ainda na primeira parte, a equipa nacional poderia ter feito mais golos, mas a goleadora Vá ia sendo muito perdulária.
Depois do intervalo, Cabo Verde continuou a dominar. A Libéria praticamente não criava perigo junto à baliza de Jacinta. Já na outra área sucediam-se as oportunidades.
A meio dos segundo tempo, Evy escapou-se pelo flanco esquerdo e numa grande jogada individual fez o 2-0. Já de ângulo apertado, a atleta que joga no Racing Power, da 2ª liga portuguesa, desferiu um remate colocadíssimo, no ângulo superior direito. Grande momento!
Sem capacidade de reação, foi só aos 85 minutos que as liberianas criariam uma verdadeira oportunidade, mas Jacinta opôs-se bem à investida da atacante adversária.
A equipa da arbitragem, que viajou da Etiópia, deu seis minutos de compensação. E seria nos descontos que Vá viria a fixar o resultado final em 3-0. Foi o 9º golo da antiga jogadora do Seven Stars (transferiu-se recentemente para o Racing Power de Portugal) ao serviço da Seleção, reforçando deste modo o estatuto de melhor marcadora de sempre da Seleção Nacional.
Cabo Verde volta a defrontar a Libéria já na próxima terça-feira, 26, para a segunda mão. Caso passar, a Seleção Nacional vai disputar a segunda eliminatória com o Nigéria ou São Tomé e Príncipe.
Programação