Cabo Verde e Marrocos com trocas subjacentes no domínio energético

11 Maio de 2023

A+ A-

Cabo Verde e Marrocos têm metas semelhantes no que toca a energias renováveis. A convicção do Governo ganha novo fôlego durante a visita da delegação cabo-verdiana à agência marroquina das energias renováveis, MAZEN.

A MAZEN é um grupo empresarial responsável pela gestão das energias renováveis de Marrocos, lidera programas de desenvolvimento de projectos integrados ligados ao sector no país.

A visita à Agência serviu para a delegação cabo-verdiana constatar, no local, o que já conhecia sobre as potencialidades de Marrocos no que toca às energias renováveis, os dois países estão movidos pelos mesmos objectivos.

E onde há desafios comuns há experiências a partilhar, o Ministro da Energia e Indústria testemunha que as autoridades marroquinas estão abertas a isso.

Um espaço de trocas subjacente ao acordo quadro de cooperação entre Marrocos e Cabo Verde nos domínios de energia e minas, rubricado há 3 dias.

O foco, diz Alexandre Monteiro, não deixa de ser as energias renováveis.

Alexandre Monteiro afasta pelo menos por agora qualquer ligação entre o acordo e um potencial alargamento da plataforma marítima de cabo verde.

O Ministro da Indústria acompanha o Primeiro-ministro na visita a Marrocos.