02 Setembro de 2023
Cabo Verde perdeu por 80 a 71 contra o Japão, na manhã deste sábado (2) em seu segundo e último jogo para determinar as posições de 17 a 32 na classificação geral do Mundial de Basquetebol. Com esta derrota, a Seleção Nacional encerra sua participação no Mundial com 6 pontos, conquistados através de uma vitória e quatro derrotas. A Seleção Nacional não conseguiu alcançar o objetivo de se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, como a melhor seleção africana, neste Mundial.
No Okinawa Arena, Japão, Cabo Verde entrou em campo hoje, já sabendo da vitória do Sudão do Sul sobre Angola por 101 a 78, o que garantiu a qualificação dos sul-sudaneses para os Jogos Olímpicos de Paris. Das cinco seleções nacionais africanas no Mundial, nenhuma conseguiu avançar para a segunda fase do campeonato. O desempenho das seleções africanas ficou da seguinte forma: Sudão do Sul teve o melhor desempenho com 3 vitórias e 2 derrotas (8 pontos), seguido pelo Egito com 2 vitórias e 3 derrotas (7 pontos), e depois Cabo Verde, Angola e Cote d'Ivoire, todos com 1 vitória e 4 derrotas (6 pontos).
No que diz respeito ao jogo de hoje entre Japão e Cabo Verde. Os Tubarões Azuis começaram o jogo vencendo o primeiro período por 19 a 17. No entanto, a seleção da casa teve um bom desempenho nos dois períodos seguintes, estabelecendo o placar em 73 a 55. No último quarto, Cabo Verde teve uma atuação muito boa, chegando a ter uma sequência de 14 a 0 e reduzindo a diferença para 3 pontos (74-71) a 1 minuto e 12 segundos do final da partida. No entanto, o Japão consegui manter na liderança, vencendo por 80 a 71.
Edy Tavares se destacou na equipa de Cabo Verde, registrando 11 pontos, 14 ressaltos, 4 assistências e 3 desarmes de lançamentos. Shane da Rosa contribuiu com 11 pontos, enquanto Ivan Almeida e Patrick Lima marcaram 10 pontos cada, e Betinho Gomes contribuiu com 9 pontos.
Ainda hoje, faltam três jogos para definir as posições de 17 a 32 na classificação geral do Mundial.
Programação