13 de setembro de 2022
Cabo Verde vai implementar brevemente o sistema de pulseira eletronica para monitorizar reclusos em prisão domiciliária ou em trabalho comunitário, numa tentativa de reduzir a superlotação das cadeias em Cabo Verde. Esta manha foi apresentada, na Praia, a plataforma de vigilância eletronica.
A introdução de pulseira eletronica está para breve e será mais uma medida cautelar à disposição dos tribunais caboverdianos. A ministra da Justiça afirma que nos últimos tempos houve um aumento da criminalidade no pais com reflexo direto no crescimento da população
carcerária.
Para o sistema prisional vai ser um ganho no que tange aos custos, avança a Ministra da Justiça, que têm a ver com a presença física dos reclusos nas prisões, mas também a nível de segurança dos mesmos.
O Diretor Geral dos Serviços Prisionais garante a implementação da pulseira electrónica ja no próximo ano. João Delgado confirma que neste momento está-se a fazer um estudo para identificar os reclusos a serem contemplados com a pulseira electrónica, a iniciar aleatoriamente, por uma comarca ainda não definida.
Trata-se de um novo desafio proposto ao sistema prisional em Cabo Verde e nos próximos dias terá lugar o lançamento do sistema de informação prisional.
Programação