31 Agosto de 2023
A Seleção Nacional de Basquetebol perdeu por 100-77 com a Finlândia no 1º jogo do Grupo O de apuramento do 17º e 32º lugares. Cabo Verde ressentiu do esforço físico frente a Eslovénia e com menos de 24 horas de descanso. A Finlândia venceu do inicio ao fim da partida.
A seleção do norte da Europa não conseguiu vencer qualquer partida da fase de grupos. Frente a Cabo Verde era uma boa oportunidade, apoiado pelos muitos finlandeses que se deslocaram ao Okinawa Arena.
Cabo Verde por sua vez parece que deixou tudo no dia anterior na derrota frente à Eslovénia. Depois da noite de sonho, esta manhã foi um autêntico pesadelo para a Seleção Nacional de Basquetebol.
Nos primeiros 4 minutos de jogo a Finlândia já tinha marcado 11 pontos, com a estrela Lauri Markkanen (jogador da NBA - Utah Jazz) a faturar sem marcação. Mané Trovoada sentindo o jogo parou logo a partida e procurou mudar o rumo inicial.
Mas a seleção reentrou sonolenta e com ataques precipitados e sem concretização permitia muitos contra ataques dos nórdicos. No final do primeiro período, Finlândia 28 x Cabo Verde 16.
O segundo período foi mais do mesmo nos primeiro 5 minutos. A Finlândia passou a vencer por 43-25 obrigando Mané Trovoada a mais um desconto de tempo.
Cabo Verde reagiu com afundanço de Anderson e podia ser o rastilho para a mudança de atitude. A Finlândia sentiu isso e o treinador Lassi Tuovi tentou eliminar o crescente do animo de Cabo Verde com um desconto de tempo. Foi o melhor perdido de Cabo Verde no jogo que conseguiu reduzir para 53-39 a 19 segundo do intervalo.
A Finlândia ainda procurou o ultimo cesto do período mas ao intervalo a vantagem era de 15 pontos. 54-39. Markannen contribuiu com 18 pela seleção finlandesa e Edy Tavares com 10 pontos era o melhor pontuador dos Tubarões Azuis. O terceiro período teve um inicio bom para Cabo Verde
Mas taticamente a Finlândia foi muito superior a Cabo Verde e voltou a dominar o terceiro período e venceu por 77-56.
Com o resultado quase feito, Cabo Verde ainda a pensar no apuramento para os Jogos Olímpicos tentou perder por números mais aceitáveis mas a Finlândia também luta por uma lugar no avião rumo a Jogos Olímpicos de Paris e não tirou o pé do acelerador.
Cabo Verde marcou os mesmos 77 pontos do jogo com a Eslovênia, mas sofreu 100 pontos, números redondos que punem a seleção de Cabo Verde com uma derrota dorida.
Cabo Verde tem a sua ultima cartada no sábado, 2 de setembro às 10h10, frente ao Japão.
Programação