Cabo Verde pretende investir 2% do PIB na Ciência, até 2030

23 Março de 2022

A+ A-

Cabo Verde pretende, até 2030, investir dois por cento do  Produto Interno Bruto na ciência, conforme anunciou hoje (23) o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finança.

Falando numa conferência sobre a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, esta manhã, na Capital, Olavo Correia, lembrou que o País já havia assumido, perante o Fórum das Nações Unidos, em 2021, o compromisso de adotar uma politica de investigação cientifica que promova uma sociedade de conhecimentos.

O governante alertou também para a necessidade de se colocar a ciência na agenda pública, tendo em vista a garantia do comprometimento do investimento na investigação.

Mas a Ciência, alerta o professor Jorge Brito, vai para além da investigação, sendo o incentivo uma componente a não descurar.

Num mundo em que a competitividade é uma necessidade, financiar a Ciência é também financiar a economia, lembra Brito, para quem a inovação exige o espirito cientifico.

Esta conferência sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde está inserida nas atividades do Programa Nacional das Ciência.

 

RTC Online, com RCV

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar