Cabo Verde recebe 77 bombas X-Pert da OMS para apoiar o país no processo de certificação da eliminação do paludismo

27 Julho de 2023

A+ A-

Ministério da Saúde recebe da Organização Mundial da Saúde 77 bombas X-Pert. Equipamentos para apoiar Cabo Verde no processo de certificação da eliminação do paludismo e reforçar o controlo das doenças transmitidas por vetores. As bombas, segundo a Ministra da Saúde, serão distribuídas em todo país.

As bombas X-pert são equipamentos utilizados na pulverização intra-domiciliar que cumprem todos os requisitos exigidos pela Organização Mundial da Saúde no processo de certificação da eliminação do paludismo. Processo que Cabo Verde almeja concluir ainda este ano, após cinco anos e setes meses sem registar nenhum caso de transmissão local da doença. A 77 bombas, que já se encontram em Cabo Verde serão distribuídas por todo o país e a previsão é que em menos de uma semana os equipamentos já estarão a funcionar.

As bombas vêm reforçar, de igual modo, o controlo das doenças de transmissão vetorial, conhecido como um dos métodos mais eficazes no controlo dos mosquitos vetores do paludismo. 

No total são 100 bombas oferecidos pela OMS. A 77 já se encontram em Cabo Verde estão avaliadas em aproximadamente 55 mil euros. A cooperação com a OMS neste processo de certificação da eliminação do paludismo abrange outras áreas, nomeadamente a capacitação dos técnicos do Ministério da saúde.

Nesta época das chuvas, as ações, garante a Ministra da Saúde, serão reforçados.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar