Cabo Verde recebe missão de consultoria da CEDEAO, SWAIMS, para apoio à segurança marítima

17 Março de 2022

A+ A-

Cabo Verde recebe missão de consultoria da CEDEAO para apoio à segurança marítima. Depois de ouvir várias entidades ligadas ao setor do mar, a equipa técnica realiza workshop na Praia, para definir, estrategicamente, onde a missão poderá colaborar.

Cabo Verde é uma região importante pela sua posição geoestratégica e pela sua composição de mais de 90% mar. Por isso a segurança marítima torna-se um tema de especial atenção.
O SWAIMS é um programa de Apoio a Segurança Marítima Integrada da Africa Ocidental, da CEDEAO financiado pela União Europeia.

A equipa técnica do projeto esteve de 10 a 17 de março em missão de consultoria ás diferentes entidades cabo-verdianas com responsabilidade no espaço marítimo, para tratar questões como a vigilância marítima, aplicação da lei marítima, governança e integração.

Cabo verde enfrenta problemas marítimos semelhantes á sub região nomeadamente, sendo possível rota de trafico de droga e de pessoas, acrescido á escassos equipamentos de intervenção.

A consultoria culmina com este workshop na Praia, para junto das entidades, quer governamentais quer não, definir estrategicamente onde a missão poderá colaborar.
O projeto começou em agosto de 2019 e terá seu termino em meados de 2024.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar