Campanha Diáspora Solidária "Cabo Verde na Coraçon" promove ajuda alimentar direta em Cabo Verde

07 Março de 2024

A+ A-

Arrancou está quarta-feira a Campanha Diáspora Solidária "Cabo Verde na Coraçon". Uma iniciativa do GACSA, Grupo de Ação Cívica pela Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com um conjunto de associações no país e na diáspora. A missão vai ser promover a união entre os cabo-verdianos para que todos tenham acesso a uma alimentação condigna e saudável.

O projeto, campanha "Cabo Verde na Coraçon", surge na diáspora cabo-verdiana que sempre foi solidária, que sempre esteve presente em momentos importantes e desafiadores do país, mas que também é sempre disponível a ajudar. E é a esta bondosa diáspora que Cabo Verde volta a socorrer-se para num momento difícil vivido no país.

A situação por que passam muitas famílias cabo-verdianas é grave, no que diz respeito à insegurança e insuficiência alimentar no país.

Cabo Verde sofre as consequências das mudanças climática e secas, inviabilizando a boa produção
agrícola, mas também o contexto das guerras, sobre tudo na Ucrânia que, têm reorientado objetivos de países tradicionalmente doadores.

31% das famílias caboverdianas vivem abaixo do limiar nacional da pobreza, com menos 2.77 dólares diários. O aumento exponencial dos preços dos produtos nos últimos anos veio agravar ainda mais a situação. Dados que justifiquem o apelo à solidariedade da diáspora mas também a empresas e residentes no país.

O recém criado Grupo de Ação Cívica pela Segurança Alimentar e Nutricional, GACSA, reuniu vários parceiros para promover ajuda direta a Cabo Verde.

A diáspora também foi afetada pela conjuntura internacional, mas o mínimo pode fazer muita diferença em Cabo Verde.

O Banco Alimentar contra a fome de Cabo Verde vai ser o ponto focal no país, as associações parceiras ficam com a responsabilidade de levar as ajudas ao que mais precisa.

o grupo solidário pede aos concidadãos no mundo que colaboram, com donativos regulares através de transferência para a sua conta no Banco BCN, sem taxas de transferência no banco receptor.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar