CAN Futebol: o histórico de confrontos entre Cabo Verde e África do Sul dá empate! Amanhã será o tira-teima

02 Fevereiro de 2024

A+ A-

O jogo de amanhã entre Cabo Verde e a África do Sul para definir o quem avança as meias finais da Copa de África das Nações (CAN) de futebol, vai ser o sexto embate entre estas duas seleções.

Nos cinco confrontos entre Cabo Verde e África do Sul, houve duas vitórias para cada equipa e um empate, com um total de 6 golos marcados e 6 golos sofridos. O embate de amanhã, nas Quartas de Final da CAN, será o tira-teima, o momento decisivo para desempatar essa história.

A primeira vez em que essas duas nações se enfrentaram foi em junho de 2004, na cidade de  Bloemfontein em África do Sul, pela fase de qualificação conjunto para o CAN e Mundial 2006. Os sul-africanos venceram por 2 a 1, o lateral Janicio marcou o golo de honra.

Quase um ano depois, as duas seleções defrontaram-se pelo jogo de volta. Cabo Verde que vinha de uma vitoria em Burkina Faso precisava vencer para assumir a liderança do grupo.  Em pleno Estádio da Várzea com os cabo-verdianos a acreditarem pela primeira vez com o apuramento para o Mundial, a Cabo Verde perdeu de novo pelo mesmo resultado, 2 a 1. Desta vez o golo de honra foi marcado por Cafú.

Nos dois jogos, a Seleção Nacional foi capitaneada pelo atual selecionador Pedro Brito “Bubista”.

Os dois países voltariam a encontrar-se em 2013, desta vez no jogo da Abertura da Copa de Africa das Nações que os sul-africanos organizaram. O resultado foi 0-0 e embalou os Tubarões Azuis para uma grande prestação na prova.

O destino dos Tubarões Azuis e dos Bafana Bafana voltaria a cruzar no Apuramento para o Mundial da Rússia. Desta vez Cabo Verde devolveu as duas derrotas, pelo mesmo placar, 2 a 1.

Em setembro de 2017, No Estádio Nacional apos sair atras no marcador, Nuno Rocha bisou e deu a vitória a Seleção Nacional.

Quatro dias depois em Durban, nova vitória e novo bis, desta vez o autor foi Garry Rodrigues, que assim como Vozinha e Ryan estão na Costa do Marfim para mais uma vez defrontar os já bem conhecidos Bafana Bafana, em busca do maior feito da historia do futebol cabo-verdiano.

Ouça, em baixo, a noticia completa com jornalista Marcos Fonseca

Pode Interessar

Videos que pode Interessar