06 de March de 2023
A cantora Sandra Horta apresentou este fim-de-semana o projeto “Shintim Tarrafal”, a fase piloto de uma iniciativa maior denominado “Shintim Cabo Verde”, que visa promover o turismo e a cultura cabo-verdiana, através de concertos filmados em determinadas regiões do arquipélago.
O objetivo, segundo a cantora, é apoiar na promoção turística e cultural de Cabo Verde, através de concertos filmados ao vivo em cidades ou localidades do país, intercalados com imagens de locais de interesse histórico, cultural ou turístico, com artistas convidados locais.
A intenção é também divulgar a cidade, os seus artistas, suas gentes e cultura, num formato baseado na música e no entretenimento. O projeto “Shintim Cabo Verde” surgiu durante a pandemia da covid-19, altura em que o turismo e a cultura, principais motores do desenvolvimento do país, foram muito afetados.
Depois de “Shintim Tarrafal”, o próximo projeto a ser concretizado será “Shintim Praia”, com o apoio da Câmara Municipal da Praia. Mas Sandra Horta fala da necessidade de outras entidades abraçarem esta causa, não só para a promoção de Cabo Verde e a sua cultura, mas também para a criação de oportunidades de emprego nas áreas turismo, música e cultura.
Programação
Em Rabat, Marrocos, foi criada a primeira Liga das Mulheres Escritoras Africanas