28 Agosto de 2023
Cabo Verde vai conseguir o certificado de país com Zero Paludismo. A responsável do África Centro de Controlo para Doenças destaca o engajamento de todos setores nesta luta e reforça que a instituição está disponível para apoiar o arquipélago uma vez que o Paludismo Zero também consta como objetivo da instituição.
Já faz alguns anos que o país tem estado numa luta constante para a erradicação do paludismo. Técnicos da Oorganização Mundial da Saúde estiveram recentemente em Cabo Verde para fazer avaliação das estratégias implementadas. Uma caminhada possível de se atingir, acredita a responsável do Centro de África para o controle de doenças, Kyeng Mercy.
Mercy destaca a necessidade de se ter uma equipa multisetorial e reitera o total apoio do África CDC (Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças) para que Cabo Verde receba em breve o certificado de país livre de paludismo.
De realçar que há 5 anos que Cabo Verde não registra nenhum caso autóctone de paludismo e só tem registado casos importados.
Programação