CN Futebol: Académica SV derrota Mindelense (2-0) e atira campeões nacionais para fora das meias-finais

11 de junho de 2022

A+ A-

O Mindelense, campeão nacional em título, está fora das meias-finais do campeonato nacional de futebol. O grande responsável por este desfecho é a Académica do Mindelo, o eterno rival dos “leões da Rua da Praia”, que venceu os encarnados por 2-0.

 A equipa negra entrou forte e, muito cedo, ainda antes dos 10 minutos, pôs-se na frente do placar com um remate forte forte de Di Maldini. O golo da tranquilidade chegou já na ponta final da partida, quando o Mindelense estava a dar o tudo por tudo. Djack escapou-se pelo flanco esquerdo e, à saída do guarda-redes Ken, fez um belo chapéu, sentenciando a partida.

Com este resultado, a Académica faz 10 pontos, fica na liderança isolada do grupo C e a depender apenas de si para avançar às meias-finais. Precisará de um empate na última jornada, em casa, diante do Botafogo que empatou em casa 1-1 com o Barreirense.

 O Mindelense fica pelo caminho e cai para a última posição do grupo C. Na próxima jornada vai cumprir calendário no Maio, diante do Barreirense.

Desde 2012 que o Mindelense não ficava pelo caminho na fase de grupos campeonato nacional.

No mesmo grupo, o Botafogo empatou 1-1 com o Barreirense, jogo disputado no campo de São Loureço, em São Filipe. Si, de penalti, pôs os foguenses em vantagem. Quando já todos contavam com a vitória do Bota, Leça empatou na última jogada da partida

Contas do grupo C: Académica 10 pontos, Botafogo 8, Barreirense 5 e Mindelense, 4 pontos.

 

Palmeira ganha mas decisão no grupo B fica adiada

No Grupo B, a Palmeira poderia ter selado já este sábado o apuramento, mas não conseguiu. Os campeões do Sal até venceram Morabeza da Brava, 1-0, golo de Sylla. Mas, para passarem, teriam de contar com um empate entre Académica da Boa Vista e Académica do Porto Novo, algo que não aconteceu. Os boavistenses venceram por 1-0, golo de Lairson já nos instantes finais.

Com estes resultados, Palmeira fica com 10 pontos e precisa de um empate para chegar às meias-finais. A Académica da Boa Vista tem 8 pontos, mantém a esperança na qualificação, mas fica a depender daquilo que fizer a Palmeira na última jornada. Vai ter de ganhar na ilha Brava es esperar que os salenses percam pontos em Santo Antão Sul.

Académica do Porto Novo (5 pontos) e Morabeza (3), estão fora da próxima fase.

 

Rosariense cede primeiros pontos. Sporting fica a depender apenas de si

No Grupo A, o Rosariense, que já e tinha o apuramento garantido para as meias-finais, cedeu os primeiros pontos neste campeonato. Os campeões de Santo Antão Norte empataram, em casa, 1-1 com Varandinha. Tae pôs os campeões de Santiago Norte na frente do marcador. Ainda na primeira parte, Oceano fez o empate.

No outro jogo, o Sporting da Praia foi à São Nicolau ganhar Ultramarina por 2-0, com golos de Figo e Gito. Com mais esta vitória, a segunda consecutiva, os leões da capital do país somam 9 pontos e ficam a depender apenas de si para se qualificar para as meias-finais como melhor segundo classificado. Basta derrotarem o Rosariense, no Estádio da Várzea, na próxima jornada, a última da fase de grupos.

Classificação: Rosariense 13 pontos, Sporting 9, Varandinha 4, Ultramarina 3.

 

Benvindo Neves /RCV

Artigos Relacionados