Cor acastanha da água da rede preocupa munícipes do concelho da Ribeira Brava

10 de maro de 2022

A+ A-

Munícipes do concelho da Ribeira Brava, em São Nicolau, apelam ao Serviço Autónomo de Agua do município que resolva, de vez, o problema da água que disponibilizam na rede que, recorrentemente, sai com uma cor acastanha.

O diretor do Serviço Autónomo de Água, José Pedro Luciano, reconhece o problema, mas assegura que só será solucionado com a substituição da conduta em ferro.

No concelho da Ribeira Brava, em São Nicolau, os munícipes têm reclamado da cor acastanhada da água que lhes chega à torneira. Dizem que o problema é recorrente e que já dura há anos.

O Diretor Delegado do Serviço Autónomo de Água confirma as reclamações. Segundo José Pedro Luciano o problema está relacionado relacionada com a conduta de transporte e não com a produção.

Uma situação que preocupa a edilidade que, assegura o Diretor Delegado, já tem um projeto para a substituição da conduta em ferro, mas que aguarda financiamento.

Qualidade que pode estar em causa com a atual água que é disponibilizada na rede. E, como forma de salvaguardar a saúde pública, enquanto se aguarda pela resolução definitiva do problema, José Pedro exorta a população a recorrer à água do chafariz local.  

E porque não há garantia de qualidade, também o Delegado da Saúde aconselha a população a não consumir a água da rede. Sem gravar entrevista, Élvio Pereira afirma que está a aguardar o relatório sobre a qualidade da água, solicitado ao Serviço Autónomo de Água de Ribeira Brava.