27 Setembro de 2022
Confirma-se a rutura do stock de insulina Rápida em Cabo Verde. A administradora da EMPROFAC, Sara Pereira, garante a reposição do medicamento já esta semana.
Ir a uma farmácia com uma receita e não encontrar parte dos medicamentos prescritos pelo médico é algo a que estamos habituados, sobretudo pela venda e avolumar de consumo de medicamentos, mas há sempre a reposição no final do dia ou dia seguinte. Entretanto, não é o que está a acontecer com a insulina rápida. Nas últimas duas semanas tem-se verificado a ruptura do stock do medicamento nas farmácias, situação confirmada pela empresa pública responsável pela importação e distribuição de medicamentos.
Durante este tempo a administradora da EMPROFAC afirma que a empresa conseguiu junto dos fornecedores alguma quantidade para repor o stock a nível nacional mas neste momento chegou-se a uma situação de rutura. E as farmácias estão na linha da frente, pois os medicamentos são essenciais para a manutenção da saúde do paciente. Depois de muita procura de informações sobre a ruptura da insulina rápida nas farmácias, eis que a TCV conseguiu alguns dados da farmacêutica Lara Camacho, quem nos confidenciou que há muita procura deste medicamento.
No entanto a EMPROFAC assegura que para situações de emergência a empresa
dispõe de insulina rápida e cita um caso de urgência que aconteceu este fim-de-semana no hospital Agostinho Neto.
A insulina rápida já está no processo de desalfandegamento e prevê-se repor o estoque do medicamento para comercialização já esta semana.
Programação