10 Maio de 2022
A Entidade Reguladora Independente da Saúde ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de produtos cosméticos capilares que contém na sua composição um ingrediente químico considerado cancerígeno.
Entre os produtos visados estão os da marca Salon Line, Gota Dourada e Real Natura.
A determinação da ERIS resulta das alterações ao Regulamento CLP, europeu, desde o mês de março de 2022, que estabelece que os produtos cosméticos que contêm na sua composição Butylphenyl Methylpropional, devem sair de circulação.
O Butylphenyl Methylpropional, mais conhecido como Lilial (nome comercial) ou p-BMHCA, é um aldeído aromático, um ingrediente de fragrância sintética utilizado em cosméticos.
A entidade responsável ordenou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de todos os produtos das marcas - Salon Line, Gota Dourada e Real Natura - e outros cosméticos que contém o ingrediente proibido.
Por agora, a ERIS avança com a identificação dos importadores e estabelecimentos comerciais, cujos responsáveis já estão cientes da medida e mostram-se preocupados, uma vez que 90% dos produtos são das marcas que contém o ingrediente proibido.
O Butylphenyl Methylpropional também é usado em diversos produtos não cosméticos, como detergentes e produtos de limpeza domésticos.
RTC Multimédia, com a RCV.
Programação