EUA: museus de Cabo Verde de Pawtucket e de Cape Code receberam a visita do Primeiro-ministro de Cabo Verde

05 Julho de 2024

A+ A-

Os museus de Cabo Verde de Pawtucket e de Cape Code receberam a visita do Primeiro-ministro de Cabo Verde que demonstrou muita satisfação pelo trabalho de preservação e divulgação da memória dos primeiros cabo-verdianos que chegaram na região.

É quase lugar comum dizer que Cidade Velha é o berço da cabo-verdianidade. A afirmação não deve merecer muita contestação. 

Se no espaço geográfico de Cabo Verde há um berço da cabo-verdianidade, na diáspora pode haver outro… e este outro, havendo, deve ser Rodhe Islands, estado norte-americano que alberga o mítico porto de New Bedford, que recebeu os primeiros migrantes cabo-verdianos, que chegaram a bordo das baleeiras que partiam do porto de Furna, na ilha Brava, no século 18. 

Os registos de boa parte da odisseia dos cabo-verdianos que cruzaram o atlantico e fixaram residência nos Estados Unidos da América, estão salvaguardados através de documentos escritos, fotográficos e de objectos patentes nos museus de Pawtuacket e de Cape Code.

O Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, demonstrou gratidão, pelo trabalho de preservação e divulgação feito.

O museu de Pawtucket, para além da sua exposição permanente, recebe, por estes dias, uma exposição fotográfica de algumas dezenas de centenários de Cabo Verde.

O museu de Cape Code guarda, à semelhança do de Pawtuacket, um importante, quiçá, singular espólio etnográfico, enriquecido por uma sala dedicada exclusivamente ao navio Ernestina. A responsável, Bárbara Burgo, sente-se muito honrada com a visita do Chefe do Governo. “Finalmente uma mistura de honra e privilégio por guardar a memória dos nossos ascentrais e receber aqui o Primeiro-ministro da terra-mãe. As pessoas me diziam que podia ser um sonho que se tornaria realidade, e eu sempre dizia que não acreditava que viveria a realização deste sonho. Por isso posso dizer-vos, hoje, o quão orgulhosos nos sentimos.”

O museu de Cape Code foi uma das 16 instituições e/ou individualidades condecoradas pelo Chefe do Governo. Depois de visitar o museu, o Primeiro Ministro esteve no  Club Cabo-verdiano Falmouth, que se dedica também à preservação da cultura cabo-verdiana. O club foi fundado em 1940 por Vasco Monteiro, Ceaser Miranda, Manuel Resendes e Theodore Pires.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar