Futebol: 10 anos depois Derby volta a sagrar-se campeão regional de São Vicente. Título ensombrado com protesto

14 Abril de 2024

A+ A-

O Derby sagrou-se este domingo campeão regional de São Vicente ao golear o Castilho por 5-0, naquele que foi o último jogo do campeonato. 

Os “Dragões da Praça Estrela” entraram em campo obrigados a vencer uma vez que, antes, o Mindelense já havia derrotado a Académica por 1-0 e, à condição, passou para a liderança. 

Mas, os derbianos não acusaram pressão e entraram mandões. Logo aos 7 minutos puseram-se na frente do marcador, com golo de Toy. Passados 10 minutos, a equipa azul aumentou a vantagem para 2-0, num golo de Pey, resultado ao intervalo. 

Na segunda metade manteve-se o domínio do Derby que, nos primeiros 10 minutos após o reatamento, tratou-se de conferir ao resultado contornos de goleada. O avançado Rodrigo, melhor marcador do campeonato (com 10 golos), fez o 3-0 aos 50 minutos e, instantes depois, aos 55, bisou. 

Por esta altura, o título já não fugia ao conjunto azul da Praça Estrela, com os adeptos nas bancadas do estádio Adérito Sena a festejarem o tão esperado título. Antes do apito final, Toy, que tinha aberto o marcador, tratou-se de o fechar, fixando o resultado final em 5-0.
O Derby somou 34 pontos, ficou com mais dois que o Mindelense. Os novos campeões de São Vicente voltam a conquistar um título que já lhes escapavam desde a temporada 2013/14. 

Os dragões do Mindelo estão no grupo C do campeonato nacional de futebol, que arranca a 27 de abril, e na 1ª jornada viajam para Santiago Sul, onde irão defrontar o Boavista da Praia 

Entrega de troféu adiada devido a protesto do Mindelense

A festa dos derbianos ficou ensombrada pelo facto de a equipa não ter podido receber a taça de campeão de São Vicente. É que deu entrada na Associação um protesto do Mindelense, por alegada má utilização de um jogador do Derby. 

Em comunicado, a Associação Regional de Futebol de São Vicente (ARFSV), fez saber que “em virtude do protesto submetido à Sede da Associação, por parte do clube Sportivo Mindelense, que a entrega do troféu de campeão do Soncent Superliga, fica adiada para o dia de jogo da colocação de faixas, visto que está a aguardar a decisão do Conselho Jurisdicional.” 

Na mesma nota, a ARFSV deixou a garantia de que está empenhada “na resolução da pendência” e adianta que já está “tomando as medidas cabíveis apurando os fatos”. 

Classificação :
1º Derby - 34 pontos
2º Mindelense - 33
3º Académica - 24
4º Amarante - 16
5º Salamansa - 16
6º  Batuque 13
7º  Castilho  - 13 (vai disputar Liguilha)
8º Falcões do Norte (desce divisão)
  

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar