Governador do BCV, Óscar Santos, anuncia "Escudo Digital" para 2023

23 de agosto de 2022

A+ A-

O Governador do Banco de Cabo Verde (BCV), entidade responsável pela gestão e supervisão da política monetária do país, admite a possibilidade de Cabo Verde vir a fazer a emissão e a avançar com a circulação de dinheiro virtual já no próximo ano de 2023.

Óscar Santos adiantou que o BCV elaborou já uma proposta, que apresentou ao Governo para ser levada ao Parlamento até finais do corrente ano, o que significa que o processo já saiu do campo das ideias e avançou concretamente para a materialização. 

Confirmando que se trata de uma realidade palpável, o Presidente do Banco de Cabo Verde indicou que existem já pedidos de licença para a abertura, no país, de bancos especializados e para operarem inteiramente com produtos digitais.

Além disso, Óscar Santos afirma que está a caminho a negociação das operações realizadas em criptomoedas na linha das Conferências das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento.

Para a emissão da moeda digital, o mesmo responsável indicou que Cabo Verde está a procurar parcerias para a implementação dessa medida, adiantando que a matéria vai ser um dos temas da agenda do encontro dos bancos centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que terá lugar no mês de Novembro, na cidade da Praia.

 

Oiça, em baixo, o áudio da entrevista com Óscar Santos, Governador do BCV. Com jornalista Júlio Vera-Cruz Martins. E vídeo do Jornal da Tarde da TCV.

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios