06 Setembro de 2023
Mais 166 professores do Ensino Básico e Secundário foram reclassificados por terem adquirido novas
habilitações que conferem o grau mínimo de licenciatura, em 2019. A informação está publicada no
último Boletim Oficial.
Para o Ministro da Educação, este é mais um sinal de que o Governo está empenhado em continuar a
resolver de forma séria e sistemática, as diversas pendências e distorções na carreira dos professores acumuladas desde 2008, em resposta às diversas reivindicações e em diálogo com os professores e com todos os sindicatos que representam a classe. De 2016 a esta parte, o Executivo já resolveu pendências beneficiando mais de 7 mil professores, num investimento de mais de 700 mil contos por ano. Tudo para garantir uma classe cada vez mais motivada e prestigiada, fator primordial para uma educação inclusiva, resiliente e de qualidade.
O Governo quer concluir o processo das pendências para depois promover a revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente e o ministro Amadeu Cruz garante que está a cumprir os compromissos assumidos com a classe e com os sindicatos, conforme cronograma partilhado previamente com estes.
Mas o Presidente do SINDEP afirmou à RCV que do cronograma partilhado ainda há muito por cumprir. Perante a abertura demonstrada pelo governante para um encontro com o SINDEP, Jorge Cardoso suspende, por agora, a greve anunciada, mas deixa aberta a possibilidade dela vir a ser retomada, caso a reunião se revelar infrutífera.
Programação