Governo apresenta linhas gerais do programa do ano da Saúde Mental

19 Março de 2024

A+ A-

O Governo denominou 2024 ano de Saúde Mental. Uma estratégia adotada para chamar atenção e despertar a consciência social sobre esta problemática no sentido de se promover um estilo de vida saudável e reforçar políticas públicas para a melhoria da saúde mental no país. E nesta manhã foram apresentadas as linhas gerais do programa que tem como maior propósito engajar todas as instituições em prol da saúde mental.

“Saúde Mental , Prioridade e Compromisso de Todos” é o lema escolhido pelo executivo que declara 2024 como ano de saúde mental. Factor fundamental para o bem estar de qualquer sociedade que urge uma resposta transversal de todos, passando sobretudo por uma sensibilização precoce.

Convém realçar que covid19 teve impacto na saúde global das populações, nomeadamente na saúde mental, como consequência direta da infeção viral, mas também devido às alterações sociais e económicas resultantes em grande parte das medidas adotadas para controlar a disseminação do vírus na comunidade mundial. Daí a coordenadora do programa 2024 ano da saúde mental, insistir na necessidade de trazer este problema para agenda pública e aumentar a literacia dos cabo-verdianos nesta matéria.

A resolução do Conselho de Ministros que declara 2024 como ano de Saúde Mental estipula alguns compromissos como ampliar e qualificar a rede de serviços de saúde mental em todo o território nacional, promover campanhas de conscientização, implementar programas de formação e capacitação para profissionais da saúde mental bem como reforçar as parcerias com as ONG´s, organizações nacionais e internacionais. 

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar