14 de February de 2023
O Tribunal da Praia continua hoje a julgar o caso de atentado a tiro contra o antigo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, com análise de imagens, procedida das delegações finais, conforme disse fonte judicial.
A 29 de julho de 2019, Óscar Santos foi atingido com um tiro quando, por volta das 05h30, se dirigia para um ginásio que frequentava no Palmarejo Baixo, na cidade da Praia.
À sua espera estavam dois homens encapuzados que, depois do disparo, se puseram em fuga. O ex-autarca foi transportado para o Hospital Agostinho Neto, onde foi operado para remover a bala que o atingiu no braço direito.
Na sequência, Óscar Santos, hoje Governador do Banco de Cabo Verde, disse tratar-se de “uma cobarde vingança por ato que tenha praticado enquanto Presidente da Câmara Municipal da Praia”.
No ano passado a Polícia Judiciária comunicou a detenção de sete indivíduos suspeitos do atentado perpetrado contra o então presidente da Câmara Municipal da Praia. Foram constituídos arguidos, os homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 75 anos, todos residentes na Praia.
Este julgamento começou ontem, segunda-feira e Óscar Santos, foi ouvido por cerca de uma hora. De recordar que o último indivíduo suspeito de participar deste atentado foi detido e apresentado ao tribunal em outubro do ano passado tendo-lhe sido decretado prisão preventiva. Outros quatro suspeitos estão em preventiva desde maio de 2022, mas os 3 alegados mandantes ficaram em liberdade com a proibição de sair do país e obrigados a apresentações periódicas às autoridades.
Programação
Em Rabat, Marrocos, foi criada a primeira Liga das Mulheres Escritoras Africanas