“Cultura para o Futuro”: Hoje é o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades

18 de outubro de 2022

A+ A-

A cultura  tem ajudado Cabo Verde a ocupar o seu lugar no cenário global, pela particularidade da nossa história e pela riqueza da nossa cultura crioula, nascida entre os quatro continentes.

O Dia Nacional  da Cultura  e das Comunidades  foi instituído em honra a Eugénio Tavares, figura maior das mornas, da intelectualidade e do pensamento emancipado de Cabo Verde no século XVII e XIX.

Neste dia alusivo à cultura cabo-verdiana e à nossa diáspora, o Presidente da República lançou um apelo a todos aqueles que trabalham na promoção das nossas artes e da nossa língua. Uma mensagem extensiva a toda nação cabo-verdiana, visto que hoje também lembramos  a diáspora cabo-verdiana e todo o papel que ela  teve na afirmação da nossa  identidade e no desenvolvimento económico e social do país.

O chefe de estado deixou o apelo à diáspora para que ela  se envolva  mais  na afirmação da nação cabo-verdiana, ajudando Cabo Verde a acelerar o passo para ser um país  cada vez mais moderno e com vigor intelectual e cultural.

Igualmente, o Ministro da Cultura na página oficial do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas sublinhou a importância da salvaguarda  do património material e  imaterial de Cabo Verde, olhando para o futuro e o peso que a cultura  pode  ter  no desenvolvimento de Cabo Verde  e da sua diáspora.

Várias atividades marcam este dia Nacional da Cultura e das Comunidades, promovidas em parceria com o Ministério das Comunidades, incluindo um festival de literatura, uma conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, entre outras.

Artigos Relacionados