18 de outubro de 2022
A cultura tem ajudado Cabo Verde a ocupar o seu lugar no cenário global, pela particularidade da nossa história e pela riqueza da nossa cultura crioula, nascida entre os quatro continentes.
O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades foi instituído em honra a Eugénio Tavares, figura maior das mornas, da intelectualidade e do pensamento emancipado de Cabo Verde no século XVII e XIX.
Neste dia alusivo à cultura cabo-verdiana e à nossa diáspora, o Presidente da República lançou um apelo a todos aqueles que trabalham na promoção das nossas artes e da nossa língua. Uma mensagem extensiva a toda nação cabo-verdiana, visto que hoje também lembramos a diáspora cabo-verdiana e todo o papel que ela teve na afirmação da nossa identidade e no desenvolvimento económico e social do país.
O chefe de estado deixou o apelo à diáspora para que ela se envolva mais na afirmação da nação cabo-verdiana, ajudando Cabo Verde a acelerar o passo para ser um país cada vez mais moderno e com vigor intelectual e cultural.
Igualmente, o Ministro da Cultura na página oficial do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas sublinhou a importância da salvaguarda do património material e imaterial de Cabo Verde, olhando para o futuro e o peso que a cultura pode ter no desenvolvimento de Cabo Verde e da sua diáspora.
Várias atividades marcam este dia Nacional da Cultura e das Comunidades, promovidas em parceria com o Ministério das Comunidades, incluindo um festival de literatura, uma conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, entre outras.
Programação