Livro Branco da Macaronésia identifica onze áreas estratégicas para desenvolver setores como turismo, saneamento e energia nos países da região

28 Novembro de 2023

A+ A-

O Livro Branco da Macaronésia, um documento que define as bases estratégicas para o desenvolvimento e integração dos países da região da Macaronésia já está disponível. Este documento que identifica áreas específicas para desenvolver os países da região da Macaronésia, foi lançado está manhã na Praia, pela Secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação, Miryan Vieira. 

O Livro Branco da Macaronésia define onze áreas estratégicas de atuação, que vão contribuir para o desenvolvimento socio-econômico dos quatros países que integram a região da Macaronésia. As áreas identificadas passam por diversos setores desde o turismo sustentável, energias renováveis, água e saneamento, transição digital e energética ... sem esquecer dos fatores promotores da economia verde, azul e circular.

O livro serve de base para a definição de novas estratégias económicas de integração no espaço da Macaronésia, que poderão ser implementadas em ações concretas do futuro.

Por parte de Cabo Verde, os transportes aéreo e marítimo e o turismo de cruzeiros são questões apontadas que não só vão melhorar a integração do arquipélago na região da Macaronésia, mas também que possam contribuir para melhorar a conectividade de Cabo Verde com o mundo.

O Livro Branco da Macaronésia é fruto do projeto INTEGRA - integração de mercados e desenvolvimento socio-econômico da Macaronésia, financiado pela União Europeia  e foi realizado pelas autoridades dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde numa ação conjunta para desenvolver o espaço biogeográfico da Macaronésia.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar