Ministério da Justiça socializa projeto de reinserção social "Nu Cunfia" aos empresários da ilha de Santiago

19 Outubro de 2023

A+ A-

"Nu Cunfia" é o mais novo projeto do Ministério da Justiça que visa promover políticas de reinserção e promoção de oportunidades de emprego a ex- reclusos. A iniciativa foi socializada nesta manhã com alguns empresários da capital e a Câmara de Comércio de Sotavento.

Uma mesa de diálogo com os empresários da ilha de Santiago para sensibilizá-los sobre o impacto da reinserção social e de que forma possam ser criadas condições para que as empresas acolham.

De acordo com os dados cerca de 71% dos reclusos são jovens e a grande maioria são usuários de drogas e a taxa de reincidência criminal segundo estatísticas de 2018 rondam os 28% , percentagem esta, que o ministério da justiça almeja diminuir para 10% até 2026.

Para a classe dos empresários é preciso estender a mão a quem precisa no sentido de promover um desenvolvimento integrado. A câmara de comércio compromete-se em mobilizar os empresários a engajarem nesta iniciativa uma vez que o combate à insegurança segundo Marcos Rodrigues é uma
missão de todos e os negócios só se desenvolvem em ambientes estáveis e seguros.

O projeto já foi apresentado na ilha do Fogo e agora em Santiago e segundo a ministra da justiça em breve será apresentado nas restantes ilhas. E para que um recluso seja beneficiado com o projeto “Nu Cunfia” é preciso ter em conta os requisitos da lei de execução de pena e sanções penais.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar