08 de March de 2022
O Ministro das Comunidades está de visita à França e à Holanda para apresentar as estratégias do governo para a diáspora. Jorge Santos tem em agenda encontros com as autoridades nacionais e regionais desses dois países europeus, que recebem os nossos emigrantes.
Os contactos de Jorge Santos começaram em França, onde se encontrou com responsáveis pela organização da francofonia, manteve uma reunião com a Ministra da Família do governo francês, a cabo-verdiana Elisabeth Moreno, com quem foram discutidos três grandes programas de cooperação. Por França, Jorge Santos também privilegiou os nossos emigrantes em Paris, Lyon e Nice, três dos principais centros urbanos franceses.
O Ministro das Comunidades diz levar a mensagem sobre o valor que Cabo Verde atribui à sua emigração e o que tem sido a vontade: fazer avançar o conselho das comunidades para permitir a participação da diáspora na vida pública e política dos cabo-verdianos que vivem fora do país, explicar aos emigrantes o novo modelo de relacionamento com as alfândegas, desburocratizando o relacionamento de quem vive fora de Cabo Verde com os serviços aduaneiros.
Outro assunto tem a ver com o estatuto do investidor imigrante e os incentivos que o governo tem posto à disposição dos emigrantes. As remessas dos emigrantes têm sido fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, tendo atingido, em 2021, 22 milhões de contos em depósitos a prazo e 3 milhões de contos em investimentos físicos, para além das encomendas sociais. Há aspetos que precisam de ser melhorados na divulgação e aplicação desses benefícios com o envolvimento da Pró-Empresa.
O governo manifesta o objectivo do governo para que a nossa emigração se sinta mais envolvida com Cabo Verde e que tenha um papel fundamental neste processo de retoma económica, depois de França.
Jorge Santos, estará na Holanda, mais concretamente em Rotterdam, um dos centros mais importantes da nossa emigração no centro da Europa.
RTC Online, com a RCV
Programação