28 Agosto de 2023
A questão da mobilidade e facilitação de vistos entre a CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, são questões mais faladas durante XIV cimeira da organização a que, agora, preside o Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe em substituição do presidente angolano, João Lourenço.
O Presidente da República, José Maria Neves, apela para a necessidade de desapertar os impedimentos que ainda cerceiam a mobilidade e o intercâmbio de jovens. Neste quesito Presidente da República e Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva estão em perfeita sintonia.
A questão volta a estar presente na conferência de imprensa do Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe. Carlos Vila Nova recorda que o acordo de mobilidade vem da presidência de Cabo Verde.
Questionado sobre a escolha de futuras presidências da CPLP, Carlos Vila Nova confirma que é ponto assente que Guiné-Bissau é o próximo país.
No fundo, a questão é saber quando vai chegar a vez da Guiné-Equatorial.
Paraguai entra para a CPLP como Observador Associado.
Ouça, em baixo, a noticia completa
Programação