Nacional de Futebol: há 14 anos que não se via uma meias-finais só com o triangulo São Vicente – Sal - Santiago Sul

17 Junho de 2024

A+ A-

É o regresso do triângulo São Vicente – Santiago Sul – Sal. Há 14 anos que não se tinha umas meias-finais só com equipas destas três regiões desportivas. A última vez tinha sido em 2010, altura em que nas meias-finais estiveram duas equipas de Santiago Sul (Boavista e Sporting), uma de São Vicente (Batuque) e outra do Sal (Académico).

Agora, passado todo esse tempo, o cenário volta a repetir-se-

As meias-finais do campeonato nacional de futebol 2023/24 ficaram fechadas no sábado. O Boavista da Praia e Académico do Sal já se tinham apurado nas semanas anteriores.

Na sexta e última jornada da fase de grupos, Palmeira e Derby garantiram a qualificação. Palmeira como líder do grupo B e Derby melhor segundo classificado de todos os grupos. Os campeões de São Vicente fizeram 11 pontos no grupo C.

Vamos por partes: 

Pelo terceiro ano consecutivo a Palmeira está nas meias-finais do campeonato nacional. Os atuais campeões de Cabo Verde precisavam de um empate e foram ao Maio garantir o apuramento com triunfo de 2-0 sobre o Barreirense. 

Todos os golos, como tem sido regressa na equipa da Palmeira, aconteceram na segunda parte. Bis de Kixon.

Kixon já leva 4 golos no campeonato, está entre os melhores marcadores numa lista liderada por Wi, do Boavista, com 5 golos.

Apesar da vitória, o treinador da Palmeira, Toca Leite, considerou que foi um jogo complicado.

Palmeira pela terceira vez consecutiva nas meias-finais. Nas duas edições anteriores chegou sempre a final, tendo ganho uma delas, a do ano passado.

Quem nunca esteve nas meias-finais é o Barreirense,… a equipa do Maio tanto queria fazer história, mas Palmeira não deu chances ao conjunto orientado por Nando Graça.

Nando Graça, resignado com o facto de o Barreirense não ter conseguido continuar no campeonato nacional.

Na outra partida deste grupo B, Morabeza foi a Santiago Norte derrotar Varandinha por 2-1. Os bravenses terminam a fase de grupos em segundo lugar com 9 pontos. Já o Varandinha pelo segundo ano consecutivo despede-se do campeonato sem qualquer vitória, com 2 pontos.

Do Grupo C saiu o melhor segundo classificado. Derby de São Vicente. Os azuis e brancos dependiam apenas de si, um empate chegava e assim foi.  Igualdade a zero bolas na receção ao Boavista da Praia.

O treinador Elisandro Mendes “Lisy”, destaca o objetivo conseguido. Derby fez 11 pontos no grupo C, avança para as meias-finais como melhor segundo classificado.

O Boavista termina a fase de grupo com o melhor desempenho entre as 12 equipas. 16 pontos, 12 golos marcados, 2 sofridos. Um facto realçado pelo treinador Edvaldo Cardoso. Foi o único jogo da fase de grupos em que o Boavista não marcou qualquer golo.

Na outra partida do grupo C, jogou-se em Santo Antão Sul para mero cumprimento de calendário. Empate 1 a 1 entre Sanjoanenses e Ultramarina. Os encarnados do Tarrafal de São Nicolau saem do nacional com 4 pontos. Já os Sanjoanenses, juntamente com o Varandinha, têm o pior desempenho da fase de grupos. É mesmo a pior prestação de sempre de uma equipa treinada por Gunga Fonseca nas 12 presenças no Campeonato Nacional.

No Grupo A, a Académica do Fogo ainda alimentava esperanças de ser melhor segundo classificado. Teria de ganhar e esperar para uma derrota do Derby. Não aconteceu nem uma coisa nem outra. A Académica não ganhou. E mesmo se tivesse ganho não valeria de nada porque o Derby pontuou.

João Monteiro, treinador da Académica do Fogo, disse que a sua equipa ficou pelo caminho porque faltou-lhe regularidade.

A Juventude, da ilha da Boa Vista, despede-se do campeonato nacional com 6 pontos, mais 2 que no ano passado quando   fez estreia absoluta na competição.

No outro jogo deste grupo A, o Rosariense venceu Académico do Sal por 1-0. Académico já estava apurado, era jogo para cumprimento de calendário. Rosariense sai do Nacional com 8 pontos, os mesmos da Académica do Fogo.

Ouça, em baixo, a noticia completa com as declarações dos treinadores

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar