Nacional Futebol: quatro equipas na disputa por duas vagas para as meias-finais

14 Junho de 2024

A+ A-

Amanhã, sábado, marca a despedida de oito das 12 equipas que estão no campeonato nacional de futebol. Joga-se para a sexta e última jornada da fase de grupos.

Boavista da Praia e Académico do Sal já se sabe, vão continuar nesta competição. Quanto às duas outras equipas que irão manter-se, é preciso esperar até por volta das seis da tarde de sábado para se saber que são.

Certo mesmo é que apenas 4 equipas estão em condições de lutar para as duas vagas ainda por preencher. Palmeira, Barreirense, Derby e Académica do Fogo.

No Maio, o Estádio Dau d’Segunda volta a ser palco de um duelo que já se tinha visto há duas semanas para a Taça de Cabo Verde. Barreirense x Palmeira. Agora, para o campeonato nacional, o jogo é de tudo ou nada para as duas equipas. Quem vencer avança para as meias-finais como lider do grupo B. No caso da Palmeira, um empate serve para garantir o apuramento. Já o Barreirense  está mesmo obrigado a ganhar. Nando Graça quer fazer história e ser o primeiro treinador a levar o Barreirense para as meias-finais do Campeonato Nacional.

Para o jogo de amanhã, o Barreirense vai estar privado da sua estrela maior, Silá. O melhor marcador da equipa neste campeonato nacional cumpre castigo. O treinador diz confiar naqueles que estão disponíveis.

Os campeões nacionais vão ao Maio determinados em alcançarem mais uma vez às meias-finais. Vai ser o terceiro jogo da Palmeira no Estádio Dau d’Segunda num espaço de 1 ano. Nos dois duelos anteriores, os salenses deram-se sempre muito bem. Na primeira vez sagraram-se campeões nacionais,. Na segunda vez, há 15 dias, golearam Barreirense 5-0 para a Taça.

Agora, novo tira-teimas, mas Toca Leite, o treinador, está consciente que o jogo deste sábado vai ser diferente. Barreirense x Palmeira, amanhã no estádio Dau d’Segunda, na cidade do Porto Inglês.

Ainda para este mesmo grupo, medem forças no Tarrafal de Santiago as equipas do Varandinha e Morabeza da Brava. Um jogo para mero cumprimento de calendário. O Morabeza tem seis pontos. Varandinha, com dois pontos, vai procurar sair da competição com uma vitória. 

No Grupo C,  atenções viradas para o Estádio Adérito Sena, no Mindelo. O Derby recebe o já apurado Boavista da Praia. Os campeões de São Vicente vão procurar a qualificação por via do melhor segundo classificado e tem muitas chances de o conseguir. Uma vitória ou mesmo um empate chega para as aspirações dos azuis e brancos. O treinador Elisandro Mendes “Lizi” avisa que a sua equipa vai dar tudo para  estar nas meias-finais, mas perspetiva o jogo dificil diante de um adversario sem pressão. 

São duas as equipas de olhos no melhor segundo lugar que dá acesso às meias-finais. A outra é Académica do Fogo. Mas o treinador do Derby não está preocupado porque sabe que sua equipa depende de si.

Do lado do Boavista da Praia, com o apuramento e o primeiro lugar garantidos, a equipa vai a São Vicente descomprimida. Mas o treinador Edvaldo Cardoso não perde de vista a vontade de ganhar

Com tudo resolvido, o treinador admite rotação na equipa, mas sem que isso signifique que o Derby vá encontrar facilidades.

Na primeira volta, o Boavista venceu o Derby 2-0 no Estádio da Várzea, na cidade da Praia. Agora mais um duelo, desta vez no Estádio Adérito Sena, no Mindelo.

De olhos nesse jogo estarão os adeptos da Académica do Fogo. A equipa da cidade de São Filipe vai a Boa Vista defrontar a Juventude. Terá de ganhar e esperar por uma derrota do Derby. É o unico cenário capaz de colocar a Académica nas meias-finais.

Os foguenses estão na cidade da Praia e seguem viagem daqui a pouco para a ilha da Boa Vista, lá têm à espera um adversário que, apesar de já estar fora da corrida à próxima fase, vai jogar pelo orgulho e quer despedir-se da competição com vitória, avisa o treinador Luís Neves.

No outro jogo do grupo, Rosariense recebe o Académico do Sal. Os salenses já estão nas meias-finais, os santantonenses vão se despedir do campeonato, um jogo para mero cumprimento de calendário 

Grupo A

Rosariense x Académico do Sal

Juventude da Boa Vista x Académica do Fogo

Grupo B

Barreirense x Palmeira

Varandinha x Morabeza

Grupo C 

Derby x Boavista

Sanjoanenses x Ultramarina

Desses seis jogos, só três têm interesse. Os outros três são simplesmente para cumprimento de calendário.

Ouça, em baixo, a noticia completa com as declarações dos treinadores

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar