Novo ano judicial é formalmente aberto esta manhã

24 de novembro de 2022

A+ A-

O novo ano judicial é formalmente aberto esta manhã numa cerimónia em que são intervenientes os principais operadores da justiça.

Presidente do Supremo Tribunal, do Conselho Superior da Magistratura Judicial, o Procurador Geral da República, o bastonário da Ordem dos Advogados. A cerimônia é presidida pelo Chefe de Estado.

O Presidente da República, José Maria Neves deve manter a linha do discurso no empossamento do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos, no passado dia 10.

Na altura, o Presidente da República reconheceu que a justiça passa por momentos difíceis. José Maria Neves referiu-se episódios recentes, sem especificar quais, que têm colocado em causa e em discussão o desempenho do sistema judicial.

José Maria Neves atribui ao Supremo Tribunal de Justiça o papel de controlo da qualidade técnica, do rigor jurídico e da ética e integridade das decisões em recurso, afinal, a via para a conquista da confiança na justiça.

O Presidente da República lança outro desafio, as decisões judiciais, para a sua credibilidade, devem sempre passar pelo crivo do bom senso.

Artigos Relacionados