06 Março de 2023
O novo Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, disse, hoje na cidade da Praia, que o acordo de mobilidade assinado entre os países lusófonos, em agosto do ano passado, vai tornar a procura de visto certamente mais facilitada.
O diplomata luso que visitou, nesta manhã, as novas instalações do Centro Comum de Vistos a serem inauguradas neste mês de março, aconselha as pessoas a não pagarem pela intermediação, por ser gratuito o processo de agendamento de vistos.
O acordo de mobilidade da CPLP, assinado em agosto do ano passado suscitava uma grande
expetativa. O Embaixador de Portugal que entregou as cartas credenciais no passado dia 28 de fevereiro fala do objetivo politico do citado acordo, á margem da visita que efetuou nesta manhã ao Centro Comum de Vistos, na Praia.
O Centro Comum de Vistos está em Cabo Verde há 13 anos. Devido á grande demanda as novas instalações, sitas também, em Achada Santo António, entram em funcionamento ainda neste mês de março, sendo que pontualmente ações consulares são desencadeadas em outras ilhas como SV, Sal e BV, prevendo-se fazer o mesmo na ilha do Fogo este ano, para dar vazão á grande demanda devido á Jornada Mundial da Juventude a decorrer em agosto próximo em Lisboa, por ocasião da visita do Papa Francisco a Portugal.
Para o diplomata luso, a procura é sempre maior que a oferta, mas aconselha os caboverdianos a não pagarem a intermediários, já que o processo de agendamento de vistos é gratuito.
O novo Embaixador de Portugal em Cabo Verde aposta em melhor prestação dos serviços consulares, através das novas instalações do Centro Comum de Vistos, situadas em Achada Santo António, na capital do país.
Programação