24 Maio de 2023
Reagindo à proposta do tema do MPD, a bancada do PAICV questionou a pertinência do tema transição energética alegando haver temas mais candentes que incomodam hoje os cabo-verdianos. O MPD destaca a importância da estratégia de aceleração energética para o futuro do mundo e para a nação cabo-verdiana. Para UCID, a transição energética requer mudança de paradigma de todo o sistema e deve ser priorizada a produção do hidrogênio verde.
O Deputado do PAICV, Armindo Freitas, o diz que o Governo do PIACV soube até 2016 governar o setor enérgico com plano ganhos, ao contrário da governação do Ulisses Correia e Silva que falhou em todos os domínios de transição energética.
A UCID defende uma transição energética com mudança de paradigma de todo o sistema priorizando produção de hidrogênio verde para produção de riquezas.
O debate prosseguiu com reações, do PAICV a acusar o Governo atual de ter alterado o plano de transição energética com as metas menos ousadas, o MPD suporta num documento de produzido em 2015 para elencar um conjunto de metas que o PAICV traçou e não alcançou. O Governo insiste que as metas são suportadas numa perspectiva de abordagem múltipla
Programação