21 Junho de 2022
Segundo a publicação de hoje do INE, os preços dos produtos importados aumentaram 1,5% em maio de 2022, valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.
Segundo o INE, o aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo: a categoria “Bens de Consumo” (aumentou 2,6%), e justifica-se com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (que aumentaram 9,4%);
Na categoria “Bens Intermédios” (houve um aumento de 0,1%), o aumento dos preços explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para indústrias várias” (que tiveram uma majoração de 5,9%);
Os “Bens de capital” (aumentaram 2,8%); esse este aumento justifica-se pela subida de preços de “máquinas” (1,4%). Os “Combustíveis” (subiram,8%).
Já a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,1%, em Maio de 2022, valor inferior em 0,3% face ao registado no mês anterior.
E a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,3%, diminuindo 0,2% face ao valor registado no mês anterior.
Programação