Primeiro Ministro assegura que a transição energética é um imperativo a nível climático económico e social

12 Outubro de 2023

A+ A-

No âmbito da semana de transição energética da África Ocidental, Cabo Verde está a colher a 8ª edição do Fórum de energia sustentável da CEDEAO. Na abertura do fórum o Chefe do Governo assegurou que a transição energética é um imperativo a nível climático económico e social.

É pela primeira vez que o arquipélago acolhe um Fórum sobre a Energia Sustentável da CEDEAO. Uma iniciativa que reúne governantes, especialistas, universidades e organizações internacionais para juntos debater os desafios da situação energética na região e no mundo. Para o Primeiro-ministro, Cabo Verde assume um papel de grande relevância na matéria da promoção de transição energética na região africana. Ulisses Correia e Silva, aproveitou o momento para realçar o alto custo que os países menos desenvolvidos têm tido na importação de combustíveis fósseis.

Cabo Verde tem figurado como um dos países com melhor índice de crescimento verde no continente. Mas é preciso levar em conta que enquanto Estado e insular e Saheliano o arquipélago está exposto a choques climáticos, ambientais e econômicos.

O presidente da comissão da CEDEAO assegurou que este fórum é uma oportunidade para discutir o desenvolvimento das energias renováveis e sustentáveis a nível mundial. Amadou Touray no seu discurso aproveitou para anunciar que hoje será lançado um projeto energético de 338 milhões de dólares que vai dar cobertura energética a todos os países da CEDEAO e mais quatro do Sahel.

O fórum 2023 da transição energética da CEDEAO é uma plataforma que oferece uma plataforma privilegiada para discutir o papel crucial das energias renováveis e da eficiência energética enquanto catalisador do desenvolvimento durável tanto a nível mundial como na África ocidental.

A comissão da CEDEAO disponibiliza-se a trabalhar em estreita colaboração com o governo de Cabo Verde e todos os parceiros interessados em mobilizar os fundos para a construção da sede do ECREE.

Hoje é um dia particularmente solene para o lançamento do projeto regional de acesso a eletricidade . Projeto que cobre todos os países da CEDEAO e ao mesmo tempo mais quatro do Sahel. o projeto é financiado pelo banco mundial sobre a direção geral da cooperação internacional do governo dos países baixos por um montante total de 338 milhões de dólares norte americano.

Nos seus respectivos discursos, tanto o presidente da Comissão da CEDEAO e Ulisses Correia e Silva exortaram os participantes a fazerem deste fórum um momento útil e de ação. Acompanhando o 8º fórum de energia sustentável da CEDEAO será realizada hoje no pavilhão da FIC a quarta edição da feira internacional de energias renováveis e eficiência energética. 

Pode Interessar

Videos que pode Interessar