"De Achada Ponta para o Mundo!"... Vá é maior marcadora da Seleção Nacional de Futebol Feminina

23 Setembro de 2023

A+ A-

"De Achada Ponta para o Mundo!", é assim que as colegas de futebol brincam com a Ivania Tavares Moreira, conhecida por "Vá" , quando marca golos e/ou distinguida com algum prémio. A avançada que se destacou na equipa do Seven Stars da Praia, é natural de localidade de Achada Ponta, no município de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

Ontem, na 1ª mão da primeira fase de qualificação para a Copa Africana das Nações (CAN) de 2024, Vá brilhou ao bisar no jogo contra a Libéria, consolidando sua posição como a maior marcadora da Seleção Nacional de Futebol Feminino. Com 9 golos, Vá lidera com uma margem confortável, mais seis do que a Irlanda Lopes "Irlas", que soma 3 golos pela Seleção. A Seleção Nacional já disputou 15 jogos,  desde da sua estreia em novembro de 2018, sendo 10 oficiais (9 em Torneio UFOA e 1 para qualificação CAN) e  5 amigáveis.

A artilheira já acumulou 9 golos em apenas 5 jogos pela seleção. Durante o Torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), realizado em janeiro deste ano, na ilha do Sal, marcou cinco golos contra a Mauritânia na vitória de Cabo Verde por 6 a 0. Além disso, ela brilhou com mais dois golos na vitória por 4 a 0 sobre a Guiné-Bissau na mesma competição.

No confronto de ontem contra a Libéria, no Estádio Nacional, na Praia, ela adicionou mais dois golos ao seu curriculum. Cabo Verde joga a 2ª mão desta eliminatória, em Monróvia, na próxima terça-feira (26). Os Tubarões Azuis buscam o acesso a segunda eliminatória de qualificação para CAN 2024, onde poderá encontrar a poderosa Nigéria ou São Tomé e Príncipe.

Aos 30 anos, iniciou nesta época desportiva, a aventura no estrangeiro, concretamente no futebol português, onde integra a equipa do Racing Power FC, que este ano estreia na I Divisão, sediada em Seixal, na região da Grande Lisboa. Lá, ela se tornou colega de equipa de Evy Pereira, também internacional cabo-verdiana que já está em Portugal há alguns anos. Em sua temporada de estreia, Vá já participou nos 3 jogos efetuados pela sua nova equipa (2 na Taça da Liga e 1 no Campeonato) e marcou 1 golo.

Vale a pena destacar que Vá partiu para Portugal após o término do Campeonato Regional de Futebol de Santiago Sul, perdendo a oportunidade de disputar o Campeonato Nacional, que foi conquistado pela sua então equipa, o Seven Stars. No último Campeonato Regional de Futebol de Santiago Sul, a artilheira brilhou ao se tornar a melhor marcadora da competição com 18 golos e ainda recebeu o prêmio de MVP da Final.

Todos os golos de Cabo Verde em jogos oficiais e amigáveis: 
Vá – 9
Irlanda Lopes - 3
Evy Pereira -2
Wendy Silva 1 
Jocilene Semedo - 1
Joseane Fernandes Jo - 1 
Sasha - 1
Diana Borges - 1 
Varsénia – 1
Grampola  - 1
 

Pode Interessar