São Vicente recebe formação na área de prevenção e investigação de acidentes marítimos

26 de abril de 2021

A+ A-

Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) promove, em São Vicente, formação na área de prevenção e investigação de acidentes marítimos, com o apoio do Banco Mundial.

É a primeira ação do género realizada em Cabo Verde e destina-se aos gestores e técnicos operacionais com intervenção direta ou indireta na segurança operacional no setor marítimo.

Com a duração de duas semanas, a formação é ministrada pela International Maritime Safety Security and Environment Academy– IMSSEA, instituição com sede em Itália, especializada em formações e treinos de nível avançado, no âmbito de um acordo bilateral com a International Maritime Organization – IMO. 

Na sessão de abertura da formação, o Presidente do Conselho Directivo do IPIAAM, Mário Margarito Gomes, disse que a formação na área de prevenção e investigação de acidentes marítimos irá tornar o sector mais resiliente, seguro e eficiente.

Em nome do Governo, o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, renovou o compromisso de dotar o sector dos meios humanos e materiais para o cabal cumprimento das suas funções.

A formação em prevenção e investigação de acidentes marítimos decorre de hoje até 6 de Maio e prevê estudos de caso com exemplos reais de como organizar e conduzir investigações de acidentes e incidentes marítimos de acordo com as normas e práticas internacionalmente aceites.

A próxima formação do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos será sobre investigação de acidentes aeronáuticos e está agendada para o próximo mês. 

 

Artigos Relacionados