SCM faz distribuição de Direitos Autorais e Conexos em cerca de 10 milhões de escudos

21 Dezembro de 2023

A+ A-

A SCM, Sociedade Cabo-verdiana de Música, fez na manhã desta quinta-feira, a distribuição dos direitos autorais do ano 2023. O valor total rondou os 10 milhões de escudos num universo de 650 inscritos na SCM e sociedade estrangeiras amigas.

9 milhões trezentos e trinta e cinco mil, cento trinta e cinco escudos é o valor distribuído pela Sociedade Cabo-verdiana de Música para o ano de 2023, num universo de 859 titulares de direitos autorais, entre os quais 650 são filiados na SCM, e 209 estrangeiros pagos através de acordos de reciprocidade com sociedade amigas. O montante engloba ainda 2232 obras e gravações.

Na distribuição foram beneficiados as categorias de cópias privadas, música ambiente, musica ao vivo, carnaval, plataformas digitais, sincronização e reprodução mecânica, além dos direitos conexos.

Para o músico Nhelas Spencer e também presidente da Sociedade Caboverdiana de Música. Este é um momento crucial na gestão corrente da sociedade que que marca o ponto alto da SCM. O calculo dos números foi graças ao sistema WIPO, que esta em uso desde de 2019.

O caminho é a digitalização total do processo, dando acesso direto aos próprios autores. Em qualquer canto do mundo, à distancia de um clic o artista passar a conhecer a sua situação dentro da plataforma.

A cerimónia de entrega contou com a presença dos músicos Ga da Lomba, Manú Reis, MC Acondize e Maria Teresa Fernandes. A artista foi uma das autoras recompensadas. Por exemplo na categoria musica ao vivo, a batucadeira recebeu valores proximos dos 200 mil escudos, referentes ao ano de 2021.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar