23 Agosto de 2023
A Seleção Nacional de Basquetebol foi galardoado com o terceiro lugar na categoria de maior progresso do ranking da FIBA. A premiação aconteceu á margem do XXII Congresso da FIBA, que
decorre durante dois dias, 23 e 24 de agosto, na capital das Filipinas, onde Cabo Verde participa junto com outras 159 Federações Nacionais de todo o mundo.
Durante a Cerimônia de Premiação da FIBA, que reconhece as Federações Nacionais membros da
FIBA por seu sucesso e excelente trabalho, Cabo Verde foi galardoado com o 3º lugar na categoria de maior progresso do ranking da FIBA, logo a seguir a Sudão do Sul no 2º lugar e Guiné Conakri em primeiro lugar.
A distinção, segundo a FIBA deve-se ao grande feito do país por ter subido 36 posições no ranking da FIBA, ocupando agora o lugar 64 com 154.3 pontos no ranking mundial e 8º em África, conforme a atualização daquela Federação, após as eliminatórias do Campeonato do Mundo da FIBA de 2023 – janela de fevereiro de 2023.
Durante a entrega do prêmio, a FIBA enalteceu, igualmente o feito de Cabo Verde como a Nação mais pequena do Mundo que irá participar no Mundial, realçando que o país bateu o recorde anteriormente estabelecido por Montenegro na Copa do Mundo de 2019.
Neste Congresso da FIBA, foram eleitos os novos membros do Conselho Central para o próximo ciclo 2023-2027, tendo o Xeque Saud Ali Al Thani eleito o novo Presidente da FIBA, por unanimidade, sucedendo Hamane Niang.
Cabo Verde foi representado pelo presidente da Federação, Mário Correia. A seleção nacional estreia no Mundial no dia 26 de Agosto, frente à Georgia.
Programação