Sindicato dos professores debate a educação na sessão parlamentar com o ministro da Educação

09 Fevereiro de 2022

A+ A-

A pedido da UCID, o ministro da Educação volta, hoje, ao Parlamento, desta feita para um debate. Em nome dos democratas-cristãos, a deputada Zilda Oliveira, afirma que a educação tem sido uma das preocupações do partido por a considerar um pilar fundamental.

O PAICV diz-se também preocupado com o que classifica de degradação do ensino no país e promete pedir contas ao ministro Amadeu Cruz e o porta-voz da bancada parlamentar, o deputado António Fernandes, aponta as disciplinas que preocupam o PAICV. O maior partido da oposição pretende, ainda, confrontar o ministro da Educação sobre o atraso na resolução das reivindicações dos professores.

Sobre este ponto o MPD diz-se tranquilo, até porque, assegura o deputado Euclides Silva, desde 2016 o Governo tem vindo, paulatinamente, a dar resposta às reivindicações dos docentes.

A revisão dos estatutos do pessoal docente, a compatibilidade das reformas à evolução do sistema, a qualidade, efectiva, do sistema educativo, são alguns dos temas que os sindicatos esperam ver debatidos com o Ministro da Educação, na Sessão Parlamentar que arranca hoje. Os sindicatos vêem no debate com o Ministro da Educação uma oportunidade para se fazerem ouvir, agora através dos deputados da nação.

De entre o leque de problemas que afetam a classe e o sistema educativo, a presidente do Sindicato Democrático dos Professores considera que a revisão dos Estatutos do Pessoal Docente e o ajustamento das reformas à evolução do sistema educativo não podem faltar ao debate.

Lígia Herbert quer, ainda, ver debatida a revisão curricular, feita à margem dos professores e do ensino gratuito, no seu entender, autêntica simulação do governo.

A isto tudo, o presidente do SINDEP acresce a qualidade do ensino que, segundo Jorge Cardoso, está em queda. 

O debate sobre a educação arrancou esta manhã e os sindicatos dos professores querem resultado prático porque de conversa, dizem, estão fartos

-- Debate à volta dos ganhos, retrocessos e reformas necessárias ao setor da educação.

-- Pendências benificiaram mais de 7 mil professores e promete honrar os compromissos até 2023.

-- Universidade e sindicato assinam acordo para redução de 20% nas propinas para docentes.

| RTC Online

Pode Interessar

Videos que pode Interessar