Tedros Ghebreyesus visita Cabo Verde a partir de quarta-feira

08 Janeiro de 2024

A+ A-

O Diretor-geral da OMS, Organização Mundial da Saúde, inicia, quarta-feira próxima, uma visita de três dias a Cabo Verde. A ministra da Saúde considera que a visita de Tedros Ghebreyesus tem natureza histórica tanto mais que é a primeira que um Diretor-geral realiza ao país. Além disso, argumenta Filomena Gonçalves, é um reconhecimento pelos indicadores de saúde.

A Ministra da Saúde admite que há vários dossiês que podem justificar a visita do Diretor-geral da OMS, desde logo o aguardado certificado de país livre de paludismo, o fim da transmissão vertical do VIH-SIDA de mãe para filho, os planos de Cabo Verde para eliminação total da SIDA em 2030 e da tuberculose em 2035. 

Filomena Gonçalves anuncia que o lançamento de 2024 como o ano da saúde mental vai ocupar um espaço substantivo na agenda do Diretor-geral da OMS.

A Diretora regional da OMS para África deve fazer da comitiva de Tedros Ghebreyesus que vai no segundo mandato como Diretor-geral reeleito em maio de 2022.

Natural da Etiópia, Tedros Ghebreyesus tem no currículo os cargos de Ministro das Relações Exteriores de 2012 a 2016 e da Saúde de 2005 a 2012. 

Ouça, em baixo, a noticia completa com jornalista Júlio Vera-Cruz Martins

Pode Interessar

Videos que pode Interessar