PAICV questiona Primeiro-ministro sobre rumos seguidos na política externa, acusando Governo de descredibilizar o país

27 de janeiro de 2021

A+ A-

A deputada Janira Hopffer Almada, o PAICV questionou o Primeiro-ministro sobre os rumos seguidos na política externa, acusando Governo de colocar em causa credibilidade externa do país. Por seu turno, o MPD acusou a oposição de expediente político, reiterando a justeza das opções  seguidas na política externa. A fechar as intervenções dos partidos políticos na abertura do debate, a UCID mostrou reservas nas nomeações de cidadãos estrangeiros, quando existem capacidades reconhecidas na diáspora crioula, sobretudo, na América.

O PAICV  questionou a coerencia da propalada politica externa seguida pelo executivo desde 2016. Janira Hopffer Almada apontou o dedo acusador ao próprio Chefe do Governo pelos maus rumos  da politica externa de um país que se quer credível no cenário internacional que resultou na recente demissão do anterior ministro dos Negócios Estrangeiros, desbaratando todo o rico legado deixado por várias gerações de respeitados diplomatas de Cabo Verde.

Para o MPD, o agendamento da temática politica externa para o debate mensal com o Primeiro-ministro  foi um expediente político da oposição para aproveitar-se de um  ou outro aspeto menos positivo para tentar deitar abaixo toda a politica externa do país, baseada numa diplomacia económica com frutos dados. Joana Rosa, lider parlamentar do MPD, considera  que o país tem uma sólida e consistente politica externa e que mesmo a demissaão do ministro dos Negocios Estrangeiros mostra a solidez da democracia, acusando o PAICV de não ter feito o mesmo no passado apesar de vários escândalos governamentais na altura. 

Como proponente da temática do debate, a UCID criticou o rumo seguido ultimamente pela diplomacia de Cabo Verde que tem conduzido o país numa direção errada segundo a sua visão, quando a política externa é um dos principais instrumentos de mobilizaçao de ajudas e credibilização de Cabo Verde na cena internacional.



Artigos Relacionados