Ministro da Economia Marítima visita hoje a comunidade piscatória de Praia de Baixo

22 de fevereiro de 2021

Praia Baixo, concelho de São Domingos. [foto Décio Barros]
A+ A-

A reativação da fábrica de gelo e uma casa para os pescadores de Praia de Baixo são as duas grandes ambições de São Domingos que o Presidente da Câmara Municipal, Isaías Varela, vai partilhar com o Ministro da Economia Marítima no primeiro encontro depois das eleições autárquicas. Ainda hoje, Paulo Veiga, visita os pescadores de Praia Baixo que esperam respostas do Governo mas também da Câmara Municipal.

Fernando Jorge e Jorge Martins, mais conhecido por Nandi, dão o testemunho das dificuldades porque passam para se fazerem diariamente ao mar. Ambos deixaram de fazer contas aos problemas da comunidade piscatória de Praia Baixo onde, dizem, nada tem a não ser problemas.

Problemas que os pescadores de Praia Baixo esperam ter dias contados com a visita do Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, e coma realização das promessas feitas pela nova equipa camarária. 

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos diz-se conhecedor das dificuldades da pesca em Praia Baixo, um setor cujo desenvolvimento, refere Isaías Varela, exige a criação de condições em termos de infraestruturas, organização e empoderamento das mulheres e homens do mar.

O mar tem as suas potencialidades e a edilidade mostra-se ávida em explorá-las. Isaías Varela confessa, para já, esperançoso com a visita do ministro da Economia Marítima a quem pretende compartilhar alguns projetos. 

O edil de São Domingos afirma estar a mobilizar recursos para apoiar os pescadores e potencializar a pesca no município onde mais de uma centena de peixeiras e pescadores vivem diretamente desse setor.