Ministro da Defesa enaltece o papel das Forças Armadas no apoio à cooperação e combate à pandemia

25 de fevereiro de 2021

Rui Alberto Figueiredo Soares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde
A+ A-

 

O porta-voz do encontro, o comandante da Guarda Costeira, capitão Pedro Teixeira Santana, disse, que 2020 foi um ano difícil no âmbito da luta contra a pandemia e cujos impactos levaram à suspensão da rotina habitual dos militares.


A habitual Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada, aconteceu hoje e amanhã, na cidade da Praia e o propósito foi perspectivar o ano vindouro e fazer o balanço do ano transato.

A cerimónia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada das Forças Armadas de Cabo Verde foi presidida pelo ministro da Defesa, Rui Figueiredo Soares, que enalteceu a participação da instituição castrense, em 2020, nos diversos exercícios militares conjuntos e acordos de cooperação celebrados com países amigos.

As Forças Armadas de Cabo Verde, estarão focadas este ano em continuar a colaborar com as populações na luta pandémica, à semelhança do ocorrido ano passado, e em ajudar o governo nas campanhas de vacinação contra a Covid-19, cujas vacinas devem chegar até Maio, possivelmente.

Recorde-se que, segundo o Director Nacional de Saúde, através da plataforma COVAX, Cabo Verde vai ter acesso a doses para vacinar cerca de 200 mil pessoas, o que significa que devem ficar por vacinar outras 140 mil e, por isso mesmo, no quadro do Plano Nacional de Vacinação, que prevê a vacinação de 60% da população até 2023.

As autoridades estão a envidar todos os esforços para adquirir o máximo possível de vacinas fora do quadro da COVAX, visando acelerar o processo em que a prioridade irá para as pessoas de maior risco.

O Ministro da Defesa, Rui Figueiredo Soares, apontou como desafios, a futura presidência rotativa do conselho militar da CPLP e reiterou a determinação do governo em continuar os esforços para a melhoria das condições de vida e carreira dos militares, no quadro do novo estatuto da classe.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)