"39% são contra o pagamento de impostos" - Inquérito Afrobarómetro

26 de fevereiro de 2021

A+ A-

A cultura fiscal dos cabo-verdianos é muito baixa. Quatro em cada 10 cabo-verdianos, 39%, são contra o pagamento de impostos. 55% concordam que as autoridades fiscais devem cobrar os impostos.

A conclusão está refletida no último estudo sobre qualidade de democracia e boa governação realizado com base em inquéritos feitos em dezembro de 2019 pela Afrobarómetro em parceria com a Afrosondagem cujo Diretor Geral, José Semedo, nos ajuda a esmiuçar alguns dos resultados.

José Semedo realça que os cabo-verdianos estão divididos no que respeita perante a questão. "Cerca de 36% de cabo-verdianos concordam em pagar impostos mais baixo, mesmo que significa menos de serviços prestados pelo Governo. Contra 49% que entendem que melhor pagar imposto mais alto, se isso significa mais serviço público "

José Semedo realça que 76% dizem que é difícil ou muito difícil descobrir como o Governo usa as receitas fiscais.

Os cabo-verdianos estão divididos relativamente à questão se o Governo deve garantir que os pequenos comerciantes e o sector informal paguem impostos sobre os seus negócios.

O subtema sobre impostos do estudo sobre qualidade da democracia e boa governação conclui ainda que metade dos cabo-verdianos sempre evitam pagar impostos.

Apenas 22% acha que raramente os cabo-verdianos evitam pagar impostos.