Governo já tem os recursos financeiros para aquisição de um avião para as Forças Armadas

02 de março de 2021

Anildo Morais, Major-General das Forças Armadas de Cabo Verde
A+ A-

 

A garantia é do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, que esteve a visitar as estruturas militares na cidade da Praia, esta manhã.


As condições de funcionamento das Forças Armadas são melhores hoje, tendo em conta os investimentos feitos nos últimos anos, diz o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas.

Uma das prioridades é a aquisição de aeronaves para a fiscalização da costa e dos mares nacionais, busca e salvamento e evacuações médicas. O Ministro da Finanças garantiu que as Forças Armadas terão um avião em breve, devendo acontecer nos próximos meses. Já há uma equipa a trabalhar no processo e os recursos para comprar o avião estão garantidos.

Para além disso, há o compromisso de aumentar as condições de alimentação, alojamento e fardamento. Por exemplo, a diária para alimentação de um militar é de trezentos escudos para cobrir o café da manhã, almoço, lanche e jantar.

O Major-General, Anildo Morais, alerta que é preciso adequar o orçamento da instituição à realidade e necessidades operacionais atuais.

É que apesar das melhorias, as Forças Armadas continuam a enfrentar desafios básicos. Por exemplo, a instituição não tem, atualmente, uma enfermaria e sequer uma ambulância.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)