Covid-19: Campanha de Vacinação arranca no dia 18 de março

15 de março de 2021

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-ministro de Cabo Verde [foto. Décio Barros / RTC]
A+ A-

Cabo Verde só não recebeu as vacinas para a Covid-19 antes, no quadro do mecanismo Covax, porque a prioridade foi dada a países com maior número de casos. Foi o que defendeu o Presidente da Aliança global para as vacinas, Durão Barroso, que participou por vídeo conferência na cerimónia oficial para anunciar a data do arranque da campanha de vacinação a nível nacional, arranque que acontece a  18 deste mês.

A data de lançamento da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi retificada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva na cerimonia que contou com intervenção de vários parceiros do país neste processo.

O mecanismo Covax não quer que aconteça como no passado em que só os países ricos tiveram acesso a vacinas em tempo útil, considerou o Presidente da Aliança Global para as vacinas GAVI, José Durão Barroso, que explica porque Cabo Verde não recebeu as vacinas antes.

A representante da União Europeia que lidera os esforços para garantir a vacina da Covid-19 aos países de rendimento médio e baixo, também falou  na cerimonia, assim como a representante das Nações Unidas em Cabo Verde, que realçou a importância da distribuição equitativa das vacinas porque ate agora tem sido desigual. O Chefe do Governo de Cabo Verde garantiu que mais vacinas chegarão brevemente e que o Governo vai investir o que for necessário para que isso aconteça.

Miriam Lopes dos Santos / RCV



Artigos Relacionados