"Todas as ilhas recebem as vacinas Pfizer ainda hoje" - Ministério da Saúde

18 de março de 2021

A+ A-

A distribuição das vacinas Pfizer para o pessoal de saúde começou esta manhã a partir das 8h00, a coordenadora do serviço de vacinação do Ministério da Saúde confirma que todas as ilhas recebem as vacinas ainda hoje.

O ato oficial que marca o início da campanha presidida pelo Primeiro-ministro tem lugar às 10 horas no Centro de Saúde da Achada de Santo António onde seis profissionais vão receber a primeira dose. Ivanilda Santos esclarece que o programa de vacinação em si começa amanhã.

O início da campanha de vacinação começa precisamente um ano depois do registo do primeiro caso de Covid-19 como recorda o Diretor Nacional da Saúde na altura.

Um ano depois Artur Correia reafirma a justeza das medidas tomadas e previamente preparadas.

Artur Correia realça a boa articulação entre as delegacias de saúde e as autoridades a nível central.

Amanhã, dia da vacinação dos profissionais de saúde em todas as ilhas, tem lugar uma mesa redonda com o lema “Um ano de pandemia da Covid-19 em Cabo Verde – lições, desafios e perspetivas”. Participam na abertura a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Graça, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e o Chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva.

Vão estar em evidência o antigo e o atual Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia vai falar sobre a evolução da pandemia no mundo e em Cabo Verde e Jorge Noel sobre o plano de gestão e contenção – Vacinação, Comunicação e perspetivas. E pelo meio intervenções de famílias de vítimas da Covid-19.
A mesa redonda de amanhã é encerrada pelo Presidente da República que abordar a questão da comunicação de risco para a responsabilidade individual.