CAN 2022: Tubarões Azuis nadam hoje no Índico à caça da qualificação

30 de março de 2021

Tubaroes Azuis realizaram ontem treino de adaptaçao ao relvado do estádio do Zimpeto
A+ A-

Cinco anos e meio depois de ter conseguido a ultima qualificação para a CAN 2015, Cabo Verde pode voltar a fazer a festa hoje. Estava-se em outubro de 2014 quando a seleção nacional festejou o apuramento com vitória no Estádio Nacional frente, precisamente, a Moçambique

Hoje, a história poderá repetir-se. Os Tubarões Azuis poderão tirar o bilhete para a Copa Africana das Nações novamente à custa dos Mambas. Logo mais à noite, fica-se a saber. O jogo começa às 21h00 em Maputo, 18h00 em Cabo Verde.

Para que isso aconteça, a equipa nacional precisa de um empate. Uma igualdade só não chegaria se no outro jogo o Ruanda fosse golear nos Camarões.

Ontem, a equipa técnica orientou o ultimo treino. Foi no Estádio do Zimpeto, palco de jogo de hoje. O selecionador Bubista já tem definido o onze que vai entrar de início, mas diz ter confiança em todo o grupo.

“Temos confiança plena em todos os jogadores, quem tiver de entrar e quem tiver de ficar de fora e entrar depois vai ter de fazer tudo o que tiver ao alcance deles. Temos toda a confiança”, disse o selecionador em declarações à Rádio de Cabo Verde em Maputo.

Ryan é o grande ausente no jogo de hoje. O avançado, que esteve em destaque na partida com os Camarões, não viajou para Moçambique. E nem Roberto Lopes e Steve Furtado.

Não deixando de reconhecer a importância desses jogadores, o selecionador nacional prefere focar naqueles que estão.

“São jogadores que foram extremamente importantes no último jogo com Camarões, até porque foram titulares. Mas, sempre privilegiamos a equipa. Os que estão cá, tenho a certeza que vão fazer de tudo para faze esquecer, digamos assim, aqueles que não puderam vir. Acho que a equipa, neste caso, é o mais importante”.

Marco Soares pede a todos os cabo-verdianos que confiem na equipa. Sobre o jogo decisivo de hoje, o capitão dos Tubarões Azuis diz que já sabiam que a decisão só iria acontecer nesta ultima jornada.

“É claro que a vitória frente à poderosa seleção dos Camarões foi muito importante, deu-nos confiança, mas sabemos que vamos ter um adversário muito difícil, vamos ter de ser iguais ou melhores do que fomos contra os Camarões para podermos garantir a qualificação”, declarou o capitão.

Nessa entrevista à RCV, Marco Soares pediu ainda ao povo cabo-verdiano que “confie na capacidade dos Tubarões Azuis” em conseguir o apuramento.  Precisamos deles, tal como esta seleção precisa de todos os cabo-verdianos. Precisamos todos de alegrias neste tempo de pandemia e espero que no final todos estejamos felizes com a qualificação para a CAN”.

Oiça, em baixo, a reportagem

Moisés Évora / Benvindo Neves  



Artigos Relacionados