Vice Primeiro-ministro enaltece trabalho feito pelo NOSI durante o processo eleitoral e confirma aval de 100 mil contos do Estado à instituição

21 de abril de 2021

A+ A-

Vice-PM enaltece o trabalho que o NOSI, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação, fez durante o processo eleitoral e, sobretudo, na noite de 18 de Abril, permitindo ao país conhecer os resultados da votação com muita agilidade e segurança. Esta quarta-feira Olavo Correia visitou a instituição e confirmou um aval de quase 100 mil contos que o Estado deu ao NOSI, para um empréstimo junto da banca, com o fim de reforçar a segurança do sistema.

Na noite eleitoral de 18 de Abril, esperava-se o desenho dos resultados da votação, como é hábito, por volta da meia-noite, mas desta feita o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, foi mais ágil. Cerca das 9 da noite já se vislumbrava o vencedor. Esta quarta-feira o Vice Primeiro-ministro, Olavo Correia, visitou a instituição e enalteceu o trabalho feito que permite a Cabo Verde figurar no rol de países que conhece os resultados no dia da votação.

Por isso, Olavo Correia afirma ter ido pessoalmente manifestar esse apreço pelo trabalho desenvolvido pelo NOSI ao longo do processo eleitoral. Correia que anunciou também que o Governo vai apostar brevemente na reestruturação do NOSI.
O Vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças confirmou também um aval de quase 100 mil contos do Estado ao NOSI para que a instituição contraia um empréstimo junto da Caixa Ecoómica com o intuito de reforçar a segurança do sistema. isto, na sequência do ataque cibernético de novembro último.

É que a opção de Cabo Verde pela governação digital é irreversível e só pode ser continuada apostando na segurança, sublinha Olavo Correia.